Locação de equipamentos: conheça algumas vantagens

Planejamento é essencial para minimizar custos de uma obra e/ou aumentar a lucratividade. Investir o capital da empresa na compra de equipamentos, geralmente de custo elevado, que depois ficarão em desuso, não é uma boa opção e pode significar perda de dinheiro. Por este motivo, a locação de equipamentos para a construção civil vem crescendo no Brasil e tornado-se uma prática comum para grandes construtoras, ou mesmo para quem faz pequenas obras e reformas e quer economizar. Ao fazer o levantamento de gastos, tempo de execução, materiais e mão de obra indispensáveis para a realização de uma edificação é possível prever quais as máquinas e ferramentas necessárias em cada etapa e o período de utilização delas. Veja algumas das vantagens da locação e por que esta conduta pode ajudar a reduzir custos em sua obra ou reforma!

Variedade de Máquinas e equipamentos disponíveis para locação

Existem, atualmente no mercado, uma grande variedade de máquinas e ferramentas voltadas para a construção civil. A facilidade em encontrar empresas especializadas no aluguel de equipamentos de qualidade e com tecnologia que atenda às necessidades desse setor é umas das vantagens da locação.

Entre a vasta lista de itens disponíveis para aluguel estão ferramentas elétricas, como a esmerilhadeira, furadeira, serra circular e serra mármore, acessórios, por exemplo, temos brocas, discos de corte e serra diamantada, além de andaimes fachadeiros e tubular, sapatas, alisadora de concreto, cortador de piso, betoneiras, compactadores de solo, compressores de ar, geradores, martelos e marteletes para demolição, máquina de solda, vibrador de concreto, escoras, empilhadeiras, guinchos, roçadeiras, lavadoras, enceradeiras, containers, escavadeiras e muitos outros.

Menor Investimento 

O investimento para locação de equipamentos é inferior ao exigido para a compra. Ao alugar máquinas, o recurso direcionado é menor, deixando o capital da empresa livre para ser aplicado no que realmente interessa, comprometendo menos o crédito e gerando  economia. Através da locação de equipamentos, o construtor consegue também contabilizar despesas de forma individual, para cada obra ou empreitada, sem gerar dívidas ou parcelas de financiamento que terão que ser pagas posteriormente. O aluguel entra no orçamento da obra e é adaptado de acordo com as necessidades de cada cliente e projeto.

Com o passar do tempo, máquinas e ferramentas tornam-se ultrapassadas e perdem valor. Portanto, outro inconveniente eliminado com a locação de equipamentos é a depreciação do produto e necessidade de investimentos em máquinas mais novas e modernas.

Eliminar gastos com Manutenção

Algumas máquinas e ferramentas utilizadas em obras, por efetuarem serviços pesados ou constantes, possuem um alto índice de desgaste e manutenção. Outras precisam de um uso contínuo ou constante para continuarem funcionando de maneira eficiente, pois se ficarem paradas, sem utilização por muito tempo, podem apresentar defeitos ou irregularidades.

É preciso, portanto, considerar o desgaste, defeitos e os gastos com manutenção, bem como a utilidade de cada um desses equipamentos, durante toda a sua vida útil, para calcular a viabilidade ou não da compra ou locação.

Ao locar materiais, uma das vantagens é que a manutenção fica por conta da empresa locatária. É ela que arca com os custos de manutenção e contratação de equipe técnica especializada para essa função, pois se houver alguma falha no equipamento basta acioná-la  para efetuar a troca, e ao terminar a obra, ou quando ele não é mais necessário, é só fazer a devolução.

Redução de mão de obra

Ao fazer locação de equipamentos é possível  reduzir custos com a contratação de mão de obra.  O contrato de pessoal especializado para operação das máquinas somente ocorrerá em um período limitado e específicos do processo de construção ou reforma e não será necessário possuir equipe para manutenção desses equipamentos.

Diminuição de gastos com logística, transporte e armazenamento

A redução de custos com armazenamento, logística e transporte são outras vantagens das locação de equipamentos. A locação de máquinas e ferramentas elimina o acumulo de materiais ociosos e a necessidade de ter um local apropriado para armazená-los. Quando eles não forem mais precisos, basta entregá-los ao locador. Empresas especializadas na locação de equipamentos estão em quase todas as cidades do Brasil, o que facilita na logística para realização de uma obra, dispensando estrutura e gastos para transportar esses matérias de um lugar para outro. E por fim, a disponibilidade para pronta-entrega, desde que planejado com antecedência, é outra vantagem da locação. Ao alugar não é preciso esperar prazos para expedição e entrega e a obra não fica parada esperando pelo equipamento.

Aumento da produtividade com a locação de equipamentos

Mais um benefício da locação de máquinas e ferramentas, que influência diretamente nos custos da obra, é o aumento da produtividade. Trabalhando com materiais em perfeito estado de conservação e uso, e corretos para cada ocasião, é possível ter mais qualidade no processo e aumentar a produtividade, visto que a obra é melhor executada, sem necessidade de paralisações ou ociosidade da equipe.  

Você viu que são diversos os equipamentos disponíveis para locação no mercado. Eles servem tanto para as grandes obras quanto para quem precisa pendurar um quadro na parede e não quer investir na compra de uma furadeira. Mas planejamento é fundamental também para a locação de equipamentos e máquinas. Fazer uma boa programação evita que você alugue mais produtos que o necessário ou que falte (ou sobre) trabalhadores para operá-los. E lembre-se, desde que o custo para alugar não seja maior ou igual a 60% do valor de compra da máquina ou equipamento, a melhor opção para economizar em sua obra é a locação! 

Leave a Comment