Cuidados com armazenamento do combustível
Quem utiliza equipamentos a combustão já sabe: apesar de ser um equipamento muito útil, o cuidado de uso e armazenamento é obrigatório. Se por um lado, há muita liberdade de locomoção e potência no uso, por outro você deve prezar muito bem pelo seu equipamento para aumentar sua vida útil. Um dos cuidados mais importantes é com o armazenamento do combustível.
Grande parte dos problemas no motor é causado pelo mau armazenamento do combustível e do óleo após o uso. Apenas guardar seu equipamento a combustão com o combustível ainda no tanque não é o hábito mais indicado.
Fazer isso pode danificar mecanicamente seu funcionamento, aumentando muito suas visitas à assistência técnica e diminuindo a vida útil. Além disso, o seu gasto com combustível será consideravelmente maior.
Para que você consiga utilizar seu equipamento pelo maior tempo possível sem danificá-lo, separamos quatro dicas para você administrar o uso do combustível e preservar sua máquina como um profissional!
1. Nunca armazene em garrafas PET
Não utilize garrafas PET para armazenar ou misturar o combustível: a borracha da tampa derrete e é diluída na gasolina, comprometendo o funcionamento do carburador.
2. Use óleo 2T STIHL
A mistura do Óleo 2T STIHL só deve ser feita quando a máquina for utilizada, porque a gasolina e o óleo não podem ficar misturados por mais de 5 dias. Caso ocorra, recomenda-se o despejo da mistura velha em um local apropriado e uma nova preparação para uma nova utilização do equipamento.
Descubra como preparar a mistura de óleo com o combustível como um profissional clicando aqui.
3. Retire todo o combustível do tanque
Após o uso do seu equipamento, recomenda-se retirar todo combustível do tanque. O combustível parado no motor pode reagir negativamente com o equipamento, além de perder eficiência de uso. Além de danificar seu equipamento, você provavelmente terá que gastar mais combustível que o planejado.
4. Funcione a máquina até a última gota
Somente retirar o combustível, porém, não é suficiente. Ainda pode haver gasolina remanescente na linha de combustível. Por isso, após retirar o combustível do tanque, ligue a motosserra e deixe a máquina gastar toda a gasolina remanescente. Retirar toda a gasolina restante também evita que ela permaneça no carburador, o que também pode prejudicar esta parte do equipamento.